segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

AFRONTAMENTOS 4

para ver até 21 de Fevereiro...


Galeria Jorge Shirley - Lisboa



os "afrontados"
notícia in "TIME OUT"
terça-feira, 13 de Janeiro de 2009

Sabia que a arte pode causar afrontamentos?
Miguel Matos prepara-o para uma exposição que causa calores e outros efeitos inesperados.
A imagem que o leitor vê nesta página chama-se “Os Meus Vícios Dentro” e está integrada na exposição “Afrontamentos 4”, na Galeria Jorge Shirley. No fundo é, segundo o artista João Galrão, “uma pila das caldas em rendilhados de papel. Como se fosse uma filigrana em páginas de revistas.” Mas, perguntamos nós, porquê as revistas? Esta peça faz parte de um conjunto de obras com nomes como “Todas as mentiras em que acredito”. Galrão explica: “as revistas estão cheias de informações. Sabemos que muitas delas são mentiras, mas precisamos de acreditar em alguma coisa.” Será que por entre estas folhas todas há papel de Time Out? Não se sabe. Sabemos que são revistas de todos géneros e mais alguns que os amigos foram recolhendo.
Esta pila e outras peças menos fálicas são o pretexto para falarmos sobre “Afrontamentos 4”. Não é bem aquilo que as senhoras sentem quando estão na menopausa. São os calores que sentimos quando somos confrontados com algo que nos desconcerta ou faz pensar. É esse o objectivo desta investida da qual fazem parte criadores como Beatriz Albuquerque, Filipe Canha, Sónia Carvalho, João Cortez, Ynaie Dawson, Nuno Delmas, André Fradique, Ana Fradique, Susana Guardado, Luís Lampreia, Vanessa Muscolino, Aldo Peixinho, Manuela Pimentel, Pauliana Valente Pimentel, João Pedro Rodrigues e João Vilhena. Serão servidos fotografias, instalações, vídeos e esculturas.
João Galrão é o comissário desta mostra. Galrão não fazia ideia de que queria ser artista e por isso iniciou a aventura num curso de Conservação e Restauro. Após muito contacto com a pedra e outros materiais, surgiu o gosto pela escultura e por isso iniciou o curso no Ar.Co. As obras que João concebe são surpreendentes. Desde formas orgânicas brancas semelhantes a fungos que emergem das paredes a volumes psicadélicos recortados em círculos coloridos pop. Outros círculos esburacam auto-retratos numa atitude narcisista de permanecer na memória em fotografias com um cariz provocatório. Em comum há uma procura “do sagrado, mesmo que os campos sejam dentro do profano. Há uma procura de verdade e de criar uma ilusão, um mistério à volta de uma coisa”. São pequenos enigmas com pistas para o observador descobrir o que se esconde dentro.
Este é já o quarto “Afrontamento”. O projecto colectivo liderado por João Galrão começou há três anos e resulta de uma vontade de fazer coisas, de expor, derivada do convívio e da cumplicidade criada entre um grupo de artistas. “A ideia é fazer com que o público não saia indiferente destas exposições”, explica o culpado principal. “Tem um carácter provocatório, para abanar as consciências mas não têm de ser escandalosas ou gratuitas.” No entanto, a coisa promete aquecer. Basta lembrar que na última mostra deste colectivo, no Porto, a peça de Beatriz Albuquerque (uma outra pila que girava) foi censurada pela polícia que a obrigou a retirar o seu trabalho.
“Afrontamentos 4” está patente até 21 de Fevereiro na Galeria Jorge Shirley (Lg. Hintze Ribeiro 2E/2F) de terça a sábado das 13.00 às 19.30.
A entrada é gratuita.

Sem comentários: